Logo rede com a rua

INSTITUTO ARCO-ÍRIS DE DIREITOS HUMANOS
Início - Grupos com a rede - Instituto Arco-íris de Direitos Humanos

Desde a sua fundação, o trabalho do Instituto Arco-Íris está voltado para a população de alta vulnerabilidade, com foco na redução de danos sociais e na lógica da desinstitucionalização. Esta é uma concepção e uma estratégia que visa promover transformações tanto nos conceitos quanto nas práticas de cuidado, questionando os dispositivos que mantém a exclusão das pessoas.


São atendidos de forma prioritária cinco grupos: pessoas privadas de liberdade, profissionais do sexo, usuários de saúde mental, imigrantes e pessoas em situação de rua. O objetivo é a integralidade da saúde, na perspectiva de garantia de direitos, com a promoção de autonomia e o exercício de cidadania, buscando sua progressiva inclusão social.


O intuito do trabalho realizado é abrir outras instâncias de conhecimento, apresentando diferentes possibilidades para este sujeito que chega, muitas vezes, fragilizado e em sofrimento. Quando necessário, a instituição faz o encaminhamento para os serviços públicos existentes, como o Consultório na Rua, Centro Pop, Caps e Creas.


Pode-se dizer que o instituto estabelece pontes, levando informações educativas e desenvolvendo, de forma conjunta, um projeto de auto-cuidado. A abordagem de redução de danos utilizada possibilita um olhar com menos preconceito, menos julgamento de valor e sem conotação moral.


Responsável: Denilson
Telefone: (48) 3879-0030
https://institutoarcoirisdh.wordpress.com//institutoarcoirisdh@institutoarcoirisdh
contato.arcoiris@gmail.com